Forum SailBrasil: Navegação - Forum SailBrasil

Ir para

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Navegação Tópicos de estudo sobre navegação

#1 Membro offline   Roberto Marques Ícone

• Newbie
  • Pip
  • Grupo: Members
  • Cadastrado: 07-August 09

Postou 07 August 2009 - 09:45 AM

Bom dia a todos!
Sugiro nesse tópico a discussão para assim termos um aperfeiçoamento cosntante, e claro reciclagem de assuntos sobre navegação: uso de cartas nauticas, gps, instrumentos em geral, e dicas aos iniciantes. Considero a navegação uma ciência fascinante e envolvente, sendo assim, convido a todos que postem dúvidas, troquemos experiências, dicas, etc, enfim tudo que se necessite para ue qnós, como velejadores, possamos navegar com segurança em qualquer lugar.
Abraços e bons ventos!
Roberto

Roberto Marques
0

#2 Membro offline   samurai Ícone

• Newbie
  • Pip
  • Cadastrado: 05-August 09

Postou 07 August 2009 - 10:17 AM

Ver postRoberto Marques, em 07 August 2009 - 09:45 AM, disse:

Bom dia a todos!
Sugiro nesse tópico a discussão para assim termos um aperfeiçoamento cosntante, e claro reciclagem de assuntos sobre navegação: uso de cartas nauticas, gps, instrumentos em geral, e dicas aos iniciantes. Considero a navegação uma ciência fascinante e envolvente, sendo assim, convido a todos que postem dúvidas, troquemos experiências, dicas, etc, enfim tudo que se necessite para ue qnós, como velejadores, possamos navegar com segurança em qualquer lugar.
Abraços e bons ventos!
Roberto

Roberto,

Este é realmente um assunto muito interessante. Vou deixar aqui uma pergunta:

Entre os divesos livros "didáticos" utilizados para se aprender a matéia e se preparar para os exames de arrais, mestre e capitão amador, os que utilizei foi a clássica série do "Geraldo Luiz Miranda de Barros" (Basicamente o "Navegar é fácil").

Quais são as boas alternativas? Algum deles teria alguma vantagem de cobrir algo a mais ou ser mais moderno?

Abraço,
0

#3 Membro offline   Roberto Marques Ícone

• Newbie
  • Pip

Postou 07 August 2009 - 10:28 AM

Ver postsamurai, em 07 August 2009 - 11:17 AM, disse:

Roberto,

Este é realmente um assunto muito interessante. Vou deixar aqui uma pergunta:

Entre os divesos livros "didáticos" utilizados para se aprender a matéia e se preparar para os exames de arrais, mestre e capitão amador, os que utilizei foi a clássica série do "Geraldo Luiz Miranda de Barros" (Basicamente o "Navegar é fácil").

Quais são as boas alternativas? Algum deles teria alguma vantagem de cobrir algo a mais ou ser mais moderno?

Abraço,

Roberto Marques
0

#4 Membro offline   Roberto Marques Ícone

• Newbie
  • Pip

Postou 07 August 2009 - 10:32 AM

Olá Samurai!
Bem, eu gosto muito de variar. Quando tirei meu arrais eu já velejava a uns 5 anos, o que me ajudou e muito na hora da prova teória.
Eu tenho lido alguns materiais do Fábio Reis e outros.
Estou no momento me preparando para prova de mestre, tenho estudado por vários materiais e inclusive por materiais que um amigo me passou, de um curso que ele fez aqui em Brasilia para prova de Mestre, muito bom e direto. Agora, sem dúvidas, o livro do Geraldo Luiz é ótimo.
E vc, por quais materiais tem estudado? O que sujere de diferente?
Abraço
Roberto
Roberto Marques
0

#5 Membro offline   samurai Ícone

• Newbie
  • Pip
  • Cadastrado: 05-August 09

Postou 07 August 2009 - 07:15 PM

Ver postRoberto Marques, em 07 August 2009 - 10:32 AM, disse:

Olá Samurai!
Bem, eu gosto muito de variar. Quando tirei meu arrais eu já velejava a uns 5 anos, o que me ajudou e muito na hora da prova teória.
Estou no momento me preparando para prova de mestre, tenho estudado por vários materiais e inclusive por materiais que um amigo me passou, de um curso que ele fez aqui em Brasilia para prova de Mestre, muito bom e direto. Agora, sem dúvidas, o livro do Geraldo Luiz é ótimo.
Abraço
Roberto

Roberto,

Não sabia que as apostilas do Paulo Reis eram utilizadas até por aí, conheço muitas pessoas aqui em S.Paulo que fizeram o curso dele.

Não sei se isso ainda existe, mas quando tirei minha habilitação de arrais e mestre no mesmo dia. Comprei apenas o "Navegar é Fácil" mais uma Carta Náutica e meu material de desenho técnico, passei uma semana de férias estudando e fiz as duas provas uma em seguida da outra na capitania dos portos de S.Sebastião.

Cheguei a comprar um livro de navegação astronômica (mesmo autor) anos depois quando pensava em ter a habilitação de capitão amador, mas vi o custo do material de colocar um barco I3J e desisti. Hoje sei que a programação foi atualizada e ampliada e não sei se seria viável fazer esta prova sem um curso.

Abraço,
0

#6 Membro offline   Roberto Marques Ícone

• Newbie
  • Pip

Postou 07 August 2009 - 09:59 PM

Ver postsamurai, em 07 August 2009 - 08:15 PM, disse:

Roberto,

Não sabia que as apostilas do Paulo Reis eram utilizadas até por aí, conheço muitas pessoas aqui em S.Paulo que fizeram o curso dele.

Não sei se isso ainda existe, mas quando tirei minha habilitação de arrais e mestre no mesmo dia. Comprei apenas o "Navegar é Fácil" mais uma Carta Náutica e meu material de desenho técnico, passei uma semana de férias estudando e fiz as duas provas uma em seguida da outra na capitania dos portos de S.Sebastião.

Cheguei a comprar um livro de navegação astronômica (mesmo autor) anos depois quando pensava em ter a habilitação de capitão amador, mas vi o custo do material de colocar um barco I3J e desisti. Hoje sei que a programação foi atualizada e ampliada e não sei se seria viável fazer esta prova sem um curso.

Abraço,

Roberto Marques
0

#7 Membro offline   Roberto Marques Ícone

• Newbie
  • Pip

Postou 07 August 2009 - 10:01 PM

Eu concordo com vc, sem um bom curso é dificil estudar sozinho, mas não impossível. A ajuda de um bom profissional da área vale ouro..Eu tenh o livro de navegação astronomica e realmente as vezes acho um pouco dificil estudar sozinho...
Roberto Marques
0

#8 Membro offline   Andre Ícone

• Newbie
  • Pip
  • Cadastrado: 27-May 10

Postou 27 May 2010 - 05:19 PM

Ver postRoberto Marques, em 07 August 2009 - 10:32 AM, disse:

Olá Samurai!
Abraço
Roberto

Olá Roberto!
Estou começando agora a velejar, mas pretendo me aperfeiçoar fazendo pequenos cruzeiros. Gostaria que você me indicasse o curso que seu amigo realizou em Brasília para a prova de mestre. E também de cursos interessates que porventura tenha realizado no Rio ou outros locais.
Grato pela atenção, André.
0

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)