Forum SailBrasil: mais um novato - Forum SailBrasil

Ir para

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

mais um novato

#1 Membro offline   stávale Ícone

• Newbie
  • Pip
  • Grupo: Members
  • Cadastrado: 29-July 10

Postou 29 July 2010 - 02:34 PM

ola, sou Ricardo Stávale, principiante na vela. Fiz um curso de vela basico com o Dick, na Guarapiranga e agora farei o intermediario pois adorei velejar na represa, apesar que tive uns "contra-ventos" e daí peguei um certo medo, mas estou trabalhando nisso.

Abraços a todos e obrigado pela oportunidade de aprender aqui.

Obrigado
0

#2 Membro offline   Adão Barros Ícone

• Newbie
  • Pip
  • Cadastrado: 14-July 10
  • LocationRio Grande,RS

Postou 29 July 2010 - 08:54 PM

Oi, Ricardo. Duvido que vc tenha tido mais contra-ventos que eu... Um amigo, João Simões, dono de um Guanabara 24, me ensinou numa tarde a velejar num O'Day 12 que eu tinha comprado. No final da tarde, o João emborcou o O'Day, comigo e mais outro amigo. No outro dia, saí a velejar sozinho. 10 minutos depois, peguei uma revessa, em seguida uma forte rajada, bem na hora que eu queria bordejar. Pronto! Virou, comigo sozinho, no canal. Como havíamos desvirado no dia anterior, desvirei o barco e rumei adiante, até uma ilha, onde desci, aproei o barco na direção que eu queria (no bordejo sem sucesso). Duas semanas depois, achando que sabia tudo de vela, com o barco já bastante adernado recebi uma rajada vinda de uma boca de rua e... virada. Já na primeira virada, sozinho, muitos abandonariam a vela, pedindo socorro e vendendo o barco pela metade do preço. Insisti, aprendi muito, hoje tenho um Vaqueiro 16, muito estável, mas sempre considerando a possibilidade de virar, cair no mar, etc. Para cada possibilidade tenho minhas precauções, como usar colete sempre que estiver na água, amarrar-me, por ser solitário, amarrando também a escota da mestra junto.
Forte abração.
Adão Barros
0

#3 Membro offline   Adão Barros Ícone

• Newbie
  • Pip
  • LocationRio Grande,RS

Postou 20 August 2010 - 11:35 PM

Pois, após alguns poucos dias de ter respondido ao Stávale, nesta segunda-feira 16, acabei de virar meu Vaqueiro 16. Após ter rizado mal a mestra, tentei melhorar as amarrações velejando, rasguei a vela, e `fui praticamnete a deriva a sotavento, para a praia, quando a popa com o motor trancou em um toco. O barco adernado, bolina recolhida, calçado no toco e eu do mesmo lado destrancando, não deu outra. Virou... Já estava há uns 20 metros, da praia, com profundidade de uns 60 cm e com a bolina recolhida, retirei do mordente e suspendi o barco pelo mastro, quando a uns 40 graus ele se desvirou completamente. Mais uma vez, repito: muitos, teriam há muito, vendido o barco pela metade do preço e desistiria da vela. Talvez eu não tenha desistido ainda, por pura teimosia própria das pessoas com 65 anos...
Gostaria de algum comentário, até porque, tenho apenas um pouco mais que 200 horas de vela
Obrigado.
0

#4 Membro offline   Alejandro Ícone

• Newbie
  • Pip
  • Cadastrado: 12-October 09

Postou 21 August 2010 - 01:51 PM

Bom dia Adão!

Velejar é isso mesmo... insistir, treinar, aprender, aperfeiçoar e finalmente... após muitos caldo... curtir!

Minha primeira velejada foi em um 470. Inverno, frrio, muito frio em SP, sem luvas, apenas com uma jaqueta fina, shorts e tênis velho e muito vento gelado. Varias capotadas e um relógio perdido e a alegria de depois tomar uma chuverada "pinga gotas" quente no Clube Municipal de Vela. Apanhei muitas mais... mas, o vento e o sol no rosto e o prazer do deslizar na agua superam tudo!

Portanto, insista, persista e NÃO venda teu veleiro! Te garanto que com o tempo suas histórias serão um alento pra os novatos!

Bons ventos!

Alejandro
0

#5 Membro offline   Adão Barros Ícone

• Newbie
  • Pip
  • LocationRio Grande,RS

Postou 23 August 2010 - 07:38 PM

Ver postAlejandro, em 21 August 2010 - 02:51 PM, disse:

Bom dia Adão!

Velejar é isso mesmo... insistir, treinar, aprender, aperfeiçoar e finalmente... após muitos caldo... curtir!

Minha primeira velejada foi em um 470. Inverno, frrio, muito frio em SP, sem luvas, apenas com uma jaqueta fina, shorts e tênis velho e muito vento gelado. Varias capotadas e um relógio perdido e a alegria de depois tomar uma chuverada "pinga gotas" quente no Clube Municipal de Vela. Apanhei muitas mais... mas, o vento e o sol no rosto e o prazer do deslizar na agua superam tudo!

Portanto, insista, persista e NÃO venda teu veleiro! Te garanto que com o tempo suas histórias serão um alento pra os novatos!

Bons ventos!

Alejandro

Oi, Alejandro. Mto grato pela resposta. Verdadeiramente eu precisava desabafar com alguém, já que minha esposa meu filho e nora, pensam que o Vaqueiro não viraria, que só o O'Day12 é virador (vîrou 3 vezes em duas semanas e pouco)e eu não posso comentar nada com eles, pois não quereriam mais passear comigo, como também me importunariam para deixar de velejar.

Forte abração e bons ventos, com um até já...
0

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)